Desporto Escolar

O Desporto Escolar é uma área transversal da educação com impacto em diversas áreas sociais, sendo instrumento essencial para a inclusão e integração social, combate ao insucesso e abandono escolar, promoção do desporto e de hábitos de vida saudáveis. Constitui, para muitos alunos, a única possibilidade de acederem à prática desportiva regular, para além das aulas curriculares de Educação Física. A partir do Desporto Escolar, muitos deles ganham o gosto pela prática das modalidades que escolhem, sendo o primeiro meio, para que depois continuem em clubes desportivos e se tornem atletas de competição.

A Escola Básica Alfredo da Silva tem no projeto de Desporto Escolar os núcleos de Andebol, Futsal, Ginástica e Basquetebol. Além destes núcleos com atividade externa, ou seja, com competições regulares com outras escolas, existem ainda núcleos só para atividade interna, como a patinagem, que são atividades abertas a todos os alunos independentemente dos escalões etários e que evidenciam a dinâmica interna da disciplina de Educação Física, enquadrada pelos professores do grupo disciplinar.

As rotinas de prática desportiva assentes nestas modalidades, têm vindo a implementar-se ano após ano, verificando-se um aumento dos alunos inscritos nas modalidades do Desporto Escolar.

ligarConsulte o blogue do Desporto Escolar da EB Alfredo da Silva

Agenda Geral do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva abrange nove escolas nas freguesias de Rio de Mouro e São Pedro de Penaferrim em Sintra. Tem a sede na Escola Básica Alfredo da Silva e inclui as Escolas Básicas da Abrunheira, de Albarraque, de Cabra Figa, de Francos, de Manique de Cima, de Serradas, a Fernando Formigal de Morais em Varge Mondar e o Jardim de Infância Padre Agostinho da Motta em Albarraque.

email: aealfredodasilva@gmail.com
N 38° 45' 6.250"  W 009° 21' 6.466"