Promoção e Educação para a Saúde (PES)

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

A Escola, enquanto organização empenhada em desenvolver a aquisição de competências pessoais, cognitivas e socioemocionais é o espaço por excelência onde, individualmente e em grupo, as crianças e jovens aprendem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre fatores que a influenciam. Uma Escola Promotora da Saúde cria condições para a participação dos jovens nos Projetos PES e estimula a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde e da Autarquia, entre outros.

A PES, enquanto uma das dimensões da educação para a cidadania, reveste-se de particular importância para o sistema educativo, uma vez que constitui uma área de conteúdos presente em todos os níveis de educação e ensino, em diferentes disciplinas. Enquanto temática transversal e transdisciplinar, pressupõe:

• uma interpretação em espiral com todas as suas áreas interligadas ao longo de todo o percurso escolar;
  • uma perspetiva de intervenção consciente, criativa e intencional;
  • uma posição de negociação permanente por processos éticos centrados em quem aprende;
  • uma visão holística, porque as competências devem ser desenvolvidas transversalmente em todas as áreas curriculares.

Complementarmente, a PES pode ainda suportar-se em ofertas curriculares complementares no ensino básico, ou em projetos e atividades definidas pelas escolas com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo de cada escola.

Agenda Geral do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva abrange nove escolas nas freguesias de Rio de Mouro e São Pedro de Penaferrim, em Sintra. Tem sede na Escola Básica Alfredo da Silva e inclui as Escolas Básicas da Abrunheira, de Albarraque, de Cabra Figa, de Francos, de Manique de Cima, de Serradas, a Fernando Formigal de Morais em Varge Mondar e o Jardim de Infância Padre Agostinho da Motta, em Albarraque.

email: direcao.alfredodasilva@aeass.pt
GPS: 38.751736, -9.351796
N 38° 45' 6.250"  W 009° 21' 6.466"