Projeto de Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS)

O Projeto de Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS) contribui para a ampliação de conhecimentos, atitudes e valores promotores de saúde que possibilitem desenvolver nos alunos o pensamento crítico, permitindo-lhes contactar e vivenciar experiências de aprendizagem de forma ativa e contextualizada, numa perspetiva global e interdisciplinar. O PESS pretende ir ao encontro das problemáticas específicas de cada grupo/turma, desenvolvendo atitudes que ajudem os alunos a fazerem opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.
Relativamente ao conteúdo deste projeto e de acordo com a legislação em vigor, foram definidas as seguintes, como temáticas prioritárias a abordar no PESS do Agrupamento:
a) Alimentação e atividade física
b) Prevenção do consumo de substâncias psicoativas
c) Sexualidade
d) Infeções sexualmente transmissíveis
e) Violência em meio escolar/saúde mental
Processa-se através de situações dinâmicas de trabalho, isto é, de práticas curriculares em que os problemas são questionados e as atividades são discutidas a partir das identidades dos alunos. Tem ainda como objetivo, ajudar os alunos a promoverem a aquisição de métodos de trabalho, de modo a poderem realizar com maior autonomia as suas aprendizagens e a desenvolverem as suas capacidades de FORMA ATIVA E INTERVENTIVA, sendo este trabalho desenvolvido em qualquer área curricular.
O PESS está integrado no Projeto Educativo, nos Planos de Trabalho de Escola e de Turma.

Gabinete da Autoestima

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e Sexualidade (PESS) foi criado, na Escola Básica Alfredo da Silva (escola sede), um Gabinete de informação e apoio ao aluno (articulação Escola/Centro de Saúde).

FUNCIONAMENTO:

O gabinete funcionará nas primeiras terças-feiras de cada mês, entre as 12:25h e as 14:10h no Gabinete 2 e será assegurado pela Enfermeira de Saúde Escolar, Felicidade Valentim.

Os alunos interessados e por iniciativa própria, inscrever-se-ão antecipadamente para o atendimento, na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos. Garantindo a confidencialidade, poderão ser expostos assuntos pessoais/privados, nomeadamente, violência, toxicodependência, saúde, distúrbios alimentares ou sexualidade.

OBJETIVOS:

• Contribuir para melhorar a autoestima;
  • Promover o autoconhecimento;
  • Promover a autoconfiança;
  • Aprender a lidar com as suas limitações;
  • Aprender a lidar com a frustração;
  • Contribuir para o autocontrole da ansiedade;
  • Promover o respeito por si, vinculado ao respeito pelo outro;
  • Contribuir para hábitos de vida saudáveis;
  • Desenvolver os conhecimentos relativamente a questões de saúde e sexualidade;
  • Contribuir para o conhecimento dos seus direitos;
  • Contribuir para a tomada de decisões responsáveis e conscientes;
  • Promover a adoção de comportamentos de redução de risco.

Agenda Geral do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva abrange nove escolas nas freguesias de Rio de Mouro e São Pedro de Penaferrim em Sintra. Tem a sede na Escola Básica Alfredo da Silva e inclui as Escolas Básicas da Abrunheira, de Albarraque, de Cabra Figa, de Francos, de Manique de Cima, de Serradas, a Fernando Formigal de Morais em Varge Mondar e o Jardim de Infância Padre Agostinho da Motta em Albarraque.

email: aealfredodasilva@gmail.com
N 38° 45' 6.250"  W 009° 21' 6.466"