Plano Nacional de Leitura (PNL)

O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa valiosa para professores de Português, encarregados de educação e alunos. Desde que foi implementado tem servido para orientar os alunos no sentido de lhes permitir adquirir e consolidar capacidades ao nível do domínio da leitura que, consequentemente, irão promover a expressão escrita. Neste sentido, salientam-se alguns objetivos essenciais deste projeto, tais como:
•Promover a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional;
•Criar um ambiente social favorável à leitura;
•Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos;
•Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura;
•Enriquecer as competências dos atores sociais, desenvolvendo a ação de professores e de mediadores de leitura, formais e informais;
•Consolidar e ampliar o papel da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura;
•Atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação de literacia.

Consulte este site e saiba como ajudar o seu educando a tornar-se um leitor dinâmico e eficaz:

ligarPlano Nacional de Leitura

Agenda Geral do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva abrange nove escolas nas freguesias de Rio de Mouro e São Pedro de Penaferrim em Sintra. Tem a sede na Escola Básica Alfredo da Silva e inclui as Escolas Básicas da Abrunheira, de Albarraque, de Cabra Figa, de Francos, de Manique de Cima, de Serradas, a Fernando Formigal de Morais em Varge Mondar e o Jardim de Infância Padre Agostinho da Motta em Albarraque.

email: aealfredodasilva@gmail.com
N 38° 45' 6.250"  W 009° 21' 6.466"