Escola Básica Alfredo da Silva

Clubes / Projetos

Desporto Escolar

O Desporto Escolar é uma área transversal da educação com impacto em diversas áreas sociais, sendo instrumento essencial para a inclusão e integração social, combate ao insucesso e abandono escolar, promoção do desporto e de hábitos de vida saudáveis. Constitui, para muitos alunos, a única possibilidade de acederem à prática desportiva regular, para além das aulas curriculares de Educação Física. A partir do Desporto Escolar, muitos deles ganham o gosto pela prática das modalidades que escolhem, sendo o primeiro meio, para que depois continuem em clubes desportivos e se tornem atletas de competição.

A Escola Básica Alfredo da Silva tem no projeto de Desporto Escolar os núcleos de Andebol, Futsal, Ginástica e Basquetebol. Além destes núcleos com atividade externa, ou seja, com competições regulares com outras escolas, existem ainda núcleos só para atividade interna, como a patinagem, que são atividades abertas a todos os alunos independentemente dos escalões etários e que evidenciam a dinâmica interna da disciplina de Educação Física, enquadrada pelos professores do grupo disciplinar.

As rotinas de prática desportiva assentes nestas modalidades, têm vindo a implementar-se ano após ano, verificando-se um aumento dos alunos inscritos nas modalidades do Desporto Escolar.

ligarConsulte o blogue do Desporto Escolar da EB Alfredo da Silva

Clube de Jornalismo

O Clube de Jornalismo pretende divulgar os acontecimentos que têm lugar na nossa Escola e no Agrupamento. Para fazer essa divulgação, a equipa desenvolve dois projetos: o jornal de parede (atualizado mensalmente) e a impressão em papel de três edições, por ano escolar, do jornal Entrelinhas.

Para a concretização deste trabalho que consiste em recolher e escrever textos (notícias, crónicas, reportagens, entrevistas e editoriais), fotografias e passatempos, o Clube conta com um grupo de jovens jornalistas e toda a comunidade escolar. Após tratamento jornalístico, todos os trabalhos são editados no nosso jornal.

• Local: BE/CRE
  • Horário de funcionamento: 4ª e 5ª feiras das 11:40 h às 13:10 h

ligarConsulte a última edição do jornal Entrelinhas - 22ª edição MARÇO 2018

Clube de Leitura

Com este clube pretende-se que os alunos partilhem as suas leituras, promovendo o gosto e o prazer de Ler.

Vem à Biblioteca/CRE e participa com as tuas leituras!

• Local: CRE
  • Horário de funcionamento: 3ª feira das 14:10 h às 15:50 h

Clube da Horta Biológica

Com o Clube da Horta pretende-se sensibilizar os alunos para a produção e consumo de produtos vegetais, bem como fomentar o espirito de cooperação.

• Local: Horta Biológica
  • Horário de funcionamento: 2ª feira das 11:40 h às 13:10 h / 5ª feira das 10:00 h às 10:45 h

ligarConsulte o blogue do Clube da Horta

Clube Amigos sem Fronteiras

Ao longo dos tempos tem-se perdido o sentido de comunidade e de respeito pelo próximo. Assim, o Clube Amigos sem Fronteiras pretende consciencializar os alunos para o respeito dos Direitos Humanos. Desta forma, os alunos irão desenvolver campanhas de interajuda a instituições de solidariedade social.

• Local: sala 2.29
  • Horário de funcionamento: 3ª feira das 13:25 h às 14:10 h

ligarConsulte o blogue do Clube Amigos Sem Fronteiras

facebook  Visite-nos no Facebook

Clube de Música

Com este clube pretende-se despertar o gosto pela música instrumental, canto/karaoke, dança, e outras formas de expressão artística, bem como estimular e desenvolver a comunicação (vocal, corporal e instrumental), incentivando a realização de atividades de animação musical e artística. Pretende-se, ainda, fomentar atitudes de respeito e de solidariedade para com povos de outras culturas.

• Local: sala de música (sala 1.19)
  • Horário de funcionamento: 2ª feira das 16:50 h às 17:35 h / 3ª feira das 15:05 h às 15:50 h / 4ª feira das 16:50 h às 17:35 h / 5ª feira das 17:35 h às 18:20 h

Playmat

Na procura contínua de diferentes medidas para combater o insucesso escolar na disciplina de matemática surgiu o “Playmat”, espaço dedicado aos jogos, sendo estes encarados como um recurso pedagógico que motiva os alunos para esta disciplina, aumentando desta forma o gosto e a aprendizagem pela mesma.

Simultaneamente pretende-se que os alunos aumentem a concentração, estimulem o raciocínio lógico e mental, desenvolvam relações interpessoais tornando-se mais autónomos e consequentemente mais autoconfiantes.

Este espaço, dinamizado na casinha de madeira, não exige inscrição prévia dos alunos estando apenas limitado, em cada momento, ao espaço onde funciona.

• Local:Casinha de madeira
  • Horário de funcionamento: 2ª feira das 11:40 h às 12:25 h  /  3ª feira das 13:25 h às 14:55 h / 4ª feira das 12:25 h às 13:10 h e das 14:10 h às 14:55 h / 5ª feira das 10:45 h às 13:10 h

Clube de Doçaria - "Tentações do Açúcar"

Neste clube  os alunos encontram um espaço de aprendizagem de técnicas básicas de culinária, através da confeção de doces.

• Local: Casinha de madeira
  • Horário de funcionamento: a divulgar em breve

ligarConsulte as receitas do Clube de Doçaria (entrar como visitante)

Clube Eco-Cidadão

Com este clube pretende-se consciencializar os alunos para a importância da sustentabilidade. Serão desenvolvidas ações, campanhas e concursos em parceria com a EPAL, o Banco Alimentar, a Geração Depositrão, o Green Cork, a CMS, entre outras, dando continuidade ao projeto Eco-Escolas do Agrupamento.

• Local: sala Nova 2
  • Horário de funcionamento: 4ª feira das 11:40 h às 13:10 h